quarta-feira, 1 de abril de 2009

Funny Face

I love your funny face
Your sunny, funny face
For you 're cutie
With more than beauty
You've got a lot of
Personality for me

You fill the air with smiles
For miles and miles and miles
Though you're no Mona Lisa
For worlds I'd not replace
Your sunny, funny face


Não, eu não morri nem nada assim =P
E também não foi conscientemente que eu abandonei o blog.
E eu continuo acompanhando BBB o dia inteiro que nem uma louca como acompanhei desde o começo (tirando quando a minha queridíssima Internet resolve cair o dia inteiro e coisa e tal ¬¬)

Mas acho que vocês vão entender se eu falar que está tudo cada vez mais tenso e difícil lá, com paredões do Lado B, o quarto branco maldito que só assustou mesmo, as porcentagens bizarras nos paredões da Ana. E sei lá, eu tenho passado tempo demais olhando angustiada para a telinha da câmera no computador e escrever tem sido cada vez mais difícil. Elaborar e concluir o raciocínio dos posts vai ficando cada vez mais complicado, e todo mundo sabe que eu escrevo posts bem mais longos do que deveria, e tudo ia acontecendo rápido demais, e eu comecei tantos posts que se tornaram ultrapassados antes de eu conseguir terminar que eu fui perdendo ânimo...

Ok, chega de explicar. Danoninho me pediu pra escrever um post sobre a Fran (que na verdade era pra dar força pra ela no dia do Quarto Branco, mas whatever, eu tava quase catatônica naquele dia e tô escrevendo atrasada porque força nunca é demais)

Mas tá, vamos lá.

Escrever sobre a Fran é fácil e difícil ao mesmo tempo. É fácil porque tem tanta coisa pra dizer sobre ela, ela é tão querida, eu acabo escrevendo mesmo inconscientemente em posts que nem eram pra ter a ver com ela; e é difícil porque, cara, como definir o indefinível?

Ok. Vamos concordar que todo mundo adorou a Fran de cara (tirando nosso amigo Dan-ex-amante-do-Lado-A-Humphrey, que é uma total anomalia da natureza).
A Fran já chegou destruindo qualquer imagem que a gente pudesse ter dela pela foto e impressões gerais iniciais a respeito daquela cara embonecada.
Tá ali a criatura. Aquele mulherão, toda arrumada na entrada do programa, toda cheia de postura, Miss isso e Miss aquilo. Podia ser uma fresca insuportável. E aí, já na primeira noite, ela nem liga por ter caído no lado "pobre" da casa, se joga numa bacia de água, e, como o próprio Bial comentou, se diverte mais que o povo do Lado A na piscina de verdade.

Eu duvidei da Fran algumas vezes, assim como várias pessoas. Como alguém podia usar aquele laçarote imenso na cabeça e falar aquelas besteiras todas e dançar daquele jeito desencontrado o tempo todo? Existe mesmo isso no mundo real?

Cara, existe. Agora eu tenho vontade de me estrangular por ficar julgando enquanto ela dava aulinhas de natação para o Nonô na última tarde dele na casa. Porque na época eu pensei que era jogo, que ela achava ele forte e queria fazer média ou sei lá o quê. Mas não, esse não é o tipo de coisa que a Fran faz. Ela ficou do lado do Nonô nos últimos dias dele porque ela gostava mesmo dele, e porque não queria que ele ficasse sozinho. O resto da casa deixou ele se isolar, até usou isso como justificativa de voto, e a Fran foi lá, deixando todo mundo com cara de interrogação ao se posicionar firme e forte do lado dele, da mesma forma que, tirando uns períodos de crise, ela continua do lado do Max, mesmo que ele mesmo pense que é o vilão da edição, e que o resto da casa fique dando indiretas sobre o relacionamento com o Max ser prejudicial pra imagem dela no jogo. Porque, para a Fran, o que ela sente é mais importante que a imagem que ela está passando. Ela para, pensa e se preocupa de vez em quando, mas o sentimento sempre acaba prevalecendo.

A forma de jogar da Fran é que nem ela- completamente descoordenada. Ela não traçou nenhuma estratégia mirabolante para estar ali, geralmente fica quieta durante grandes discussões sobre jogo e permanece sendo ela, gostando de quem ela gosta e deixando isso mais do que claro e pronto. E aí de repente ela tem umas sacadas geniais e enxerga melhor o jogo do que quem esteve o tempo todo fazendo cálculos mentais.

Numa das perguntas do dia sobre a qualidade que cada um mais reconhecia em si mesmo, a Fran disse intuição. E eu sorri. Porque eu já tinha começado um post sobre a intuição da Fran uma vez. A intuição infalível que é o que tem guiado a Fran no jogo até agora.

E aí dizem que ela é doida, que é paranóica, que vê maldade onde não tem, que coitadinha da Maíra, nunca fez nada de errado. Não. A Fran (e a Milena) enxerga tudo diferente sim, mas é porque ela percebeu coisas que os outros não foram capazes de perceber.

Sim, a Fran é influenciável. E a gente entra em pânico aqui toda vez que ela entra nessas rodinhas cheias de palpites e intenções duvidosas. Porque colocar minhoca na cabeça da Fran é fácil. Primeiro a gente não sabe se ela está escutando mesmo, com aquele olhar vago dela fixado no nada. Mas depois a gente percebe que ela ouviu, assimilou e, quando a gente vê, já fizeram a cabeça dela. Mas de que adianta fazer a cabeça de quem é só coração?

Isso é uma das coisas que eu mais adoro na Fran. Ela pode ouvir e absorver muitas das coisas que dizem pra ela, até mesmo sair por aí declamando um discurso que nem é dela, mas depois ela enxerga o que é realmente importante pra ela e segue o coração, mesmo que tenha que ir contra tudo e contra todos pra isso.

A Fran se perdeu no jogo, sim. Incontáveis vezes. Mas o importante é que ela sempre se encontra de novo.

O que eu percebo em todos os outros participantes é a tentativa constante de justificar erros ou de reverter a situação, apontando os erros dos outros para compensar. A Fran é possivelmente a única que admite quando errou (e às vezes assume a culpa quando nem era a única a errar), volta atrás e tenta corrigir as coisas.

A Fran é praticamente um fenômeno da natureza. Um turbilhão de emoções que pode ir para qualquer direção em segundos. Sua loucaaaaaaaaaaaaa. Totalmente pentapolar mesmo.

Sim, ela é repreendida o tempo inteiro por isso. Porque é passional demais, porque não se controla e sai dizendo o que pensa, e reclama de tudo o que ela julga errado, e acaba virando alvo dos outros com isso. Mas, embora todo mundo lá dentro pense que isso é prejudicial, essa é uma das coisas que mais me fez gostar da Fran (talvez porque eu não tenha muito isso de ter coragem de dizer tudo na cara no calor do impulso- eu sou bem mais Max nesse aspecto, comedida e racional e tal), o modo como, sem medo de julgamentos, ela se entrega à emoção do momento e se guia totalmente pelo coração.

Cara, a Fran é louca. Eu perdi a conta de quantas vezes eu vi ela falando ou fazendo alguma coisa e cobri o rosto com o travesseiro, pensando "Nossa, que pessoa completamente ensandecida, NUNCA que eu faria uma coisa dessas". Mas não tem ninguém mais divertido que ela. A casa, agora com poucos participantes, é um marasmo total enquanto a Fran está dormindo. Mas quando ela acorda, ela pode estar sentadinha na xepa contando uma história qualquer, e eu não consigo não assistir. Trabalho da faculdade, a janta, o banho, a hora de dormir... Tudo vai ficando adiado, até que eu (e Danoninho também, que eu sei) me encontro numa rotina completamente caótica e guiada por Big Brother, e nossos amigos todos só sabem nos xingar e dizer que nós somos dois viciados completos. E somos. Mas só quem acompanha que nem a gente sabe o quanto a gente se diverte com aquela criatura.

Minha mãe costuma dizer que a Fran é uma menininha. Uma menininha meio doida, a bonequinha psycho killer, mas, ainda assim, uma menininha. Porque nela, sim, eu vejo ingenuidade. Ela sempre acaba acreditando nas pessoas, enxergando mais o lado bom delas, alheia a certas artimanhas destrutivas se desenrolando bem na frente dela.

E, mesmo tendo material pra fazer draminha, a Fran não apela. A maior prova disso é que ela podia ter entrado na casa alardeando suas histórias tristes, falando sobre a ausência do pai na vida dela, e ela preferiu esconder, falar superficialmente, fingir que estava tudo bem. Ela não está lá pra comover ninguém com história prévia triste. Não é assim que ela quer jogar lá dentro.

Ela é de uma generosidade assustadora. A alegria genuína que ela sente pelas pessoas que ela gosta é clara, não dá pra fingir uma coisa dessas. A forma com que ela torce pelos outros, como ela defende os amigos (mesmo que eles não queiram ser defendidos =P) e acaba colocando as vontades de quem ela ama acima das dela mesma é uma das coisas mais bonitas que eu já testemunhei num BBB.

A Fran é, sim, teimosa, ciumenta, carente, descontrolada, insegura, impulsiva. Mas ela também é fofa, simples, transparente, espontânea, carismática. A menos que a pessoa NÃO QUEIRA enxergar isso, não tem como não amar a Fran.

É por isso que ela chega à última semana de programa como a mais querida lá dentro pelos outros três participantes restantes na casa. Não é nisso que deveria consistir o termo Big Brother? Alguém que foi do bem com as pessoas, querido e fiel aos amigos? Como diria Alvo Dumbledore (tava demorando pra eu citar Harry Potter nesse blog... =P), o amor é a arma mais poderosa. E aqui a gente tem uma menina que chegou tão longe no jogo só com isso.

Anyway... Eu sei que o jogo está provavelmente definido e que nada do que eu escrever vai mudar alguma coisa. Mas fica aqui a minha análise dessa pessoinha fascinante com cara de estrela de cinema antigo (não consigo olhar pra minha camiseta da Audrey Hepburn sem lembrar dela, sério mesmo) e espírito de moleca, que nos fez rir e chorar, nos ensinou que fazer umas coisas meio doidas de vez em quando faz mais bem do que mal e que não tem nada de errado em errar e voltar atrás. É por isso que nós amamos a Fran e que a nossa torcida é dela até o final.

17 comentários:

cissa disse...

Parabens!!
'E exatamente o que eu penso sobre essa pessoa maravilhosa chamada Francine.

Dan Humphrey disse...

Simplesmente sem nada a acrescentar. Eu acerto qdo peço pras pessoas escreverem aqui.. E no caso nao poderia escolher melhor. Qdo te 'encomendei' esse post, sabia q ninguem faria melhor. Assim sendo, tiro meu boné pra vc e assino embaixo. Tah xou, benhe!! Mt obrigado...

Vanessa disse...

Fran rumo ao 1 milhao!!

Dani - Go Max! Go Fran! disse...

Adorei este post!!!

Muito lindo e descreve bem quem é a pessoa Francine! A.D.O.R.E.I!!!!

:)

NELLY disse...

Amei seu texto,maravilhoso,vc expressou o que realmente penso desta linda menina-mulher
acredito que ela vencera este jogo e levara este premio,mais do que ninguem ela merece
fran minha favorita

Mariê disse...

Serena,
gostei muito da maneira como vc descreveu a Fran, a mim também ela encanta com seu jeito desengonçado e desconjuntado.
Só discordo do penúltimo parágrafo, quando diz que o Big Brother deveria consistir nisso, quem é amigo, brother, etc. Pois pra mim, o BB é muito mais relativo ao 1984 (Grande Irmão), que trata de pessoas vigiadas por cameras pelo partido do governo, e por isso o jogo do Max me encanta.
O Max merece ganhar por ter mudado a visão do jogo, por permitir que as pessoas admitam o BBB como um jogo sim, a ser jogado com inteligência, com fair play, mas jogado como um jogo de xadrez.
Por isso meu prêmio vai pro Max. Mas eu adoro a Fran.

Serena disse...

Gente, como assim??? O.O
Eu volto feliz e saltitante da aula pensando "Oh, quem sabe tem um comentário no meu post" e aí me deparo com isso? Aaaaaaaaaawwww... Quase lacrimejei.

Tá, vamos lá.

Cissa: Obrigada =)

Danoninho: Aaaai, benhê, não fala assim que eu fico com vergonha... u.u Huahuahuahuahaua! Viu só como de vez em quando eu termino o que começo? Mas seriously, ê post enrolado de escrever, viu? (E, é claro, foi só eu apertar o botão de publicar que eu pensei em mais 53 coisas pra colocar, mas resisti bravamente) Não almocei pra terminar e agora tô com fome =P

Vanessa: Não sei, não sei... Eu acho que nems, mas né? Bem que eu queria...

Dani: Oh, uau! Obrigada ^^

Nelly: Também acho, honey, mas sei lá, não tô acreditando muito, não.

Mariê: Eu sei sobre 1984 e a origem do termo "Big Brother", sim, e OMG, eu amo o Max tanto quanto eu amo a Fran, me identifico com ele, acho incrivelmente bonito que ele seja o único que tenta se manter linear no jogo e mantendo a postura inicial de fazer o possível pra não eliminar os amigos, e a minha torcida, na verdade, oscilou entre os dois desde o começo. Mas acho que, depois de tantos anos de discussão sobre BBB, discursos do Bial, etc, "Big Brother" pode ter essa conotação que eu usei, também.

Enfim... É tão feliz saber que alguém leu o que eu escrevi. Obrigada mesmo, pessoinhas \o/

Agora me vou que o comentário tá quase do tamanho do post e eu tenho que comer ALGUMA COISA hoje (primeira refeição do dia às cinco da tarde, isso é que é exemplo. Huhauahuahua)

Beijos

Dan Humphrey disse...

E ve se entra logo no MSN q to com a lingua coçando... melhor dizendo, os dedos!

Lily disse...

Vocês são incríveis! Minha filha é a melhor, concordo com o Dan. Que lindo esse texto, retrata a Fran como nenhum outro. Fiquei até emocionada. Aliás, ando emocionada há alguns dias, pensando que esses nossos companheiros de três meses vão nos abandonar daqui a poucos dias. Não sei vcs, mas eu estou sofrendo por antecipação e já morrendo de saudade.
Não sei se alguma vez gostei tanto assim de um Big Brother.
E embora eu torcesse pro Leo no começo, hoje em dia me divido entre Fran e Max. Acredito que ele vá levar o prêmio, pois onde trabalho todas as crianças e adolescentes são fãs dele. Não vejo essa mesma popularidade nem com a Fran, nem com a Ana.
Porém, se fosse eu a escolher o campeão, pelo conjunto da obra, daria esse milhão para a Fran.
Um beijinho e parabéns!

Milena Victor disse...

Simplesmente PERFEITO!!!!!!!! Acho que nenhum texto do Bial falaria tão bem sobre a Fran. PERFEITO!!!!!

Angela disse...

Adorei o post. Torço mto para a Fran e pra mim ela é a merecedora do milhão. Mas teremos q votar mto. Pq fãs do casal Maxine, são mais Max q Fran. Mas não somos poucos. Eu acho a Fran mto autência, no sentido de ser ela mesma.. E merece mto ganhar esse BBB! Parabéns pelo Blog. E adorei os nicks, afinal adoro Gossip Girl tb.

Leighton Marissa disse...

A DO REI...
Muito clara na suas colocações e nada concisa rss... Nem poderia, como vc mesma disse: "é um turbilhão de emoções" e que desperta em nós "turbilhões de sentimento"...
Perfeito post... Eu digo isso para as pessoas e elas dizem q eu não vejo as coisas rss...Agora qnd falarem isso darei o link do BLOG, só isso!
Parabéns Serena...

DEDEIA disse...

-E' muito provavel que a globo coloque prova de resistencia pra Priscila ser lider. -Eu nao torso que a Priscila chegue a final; porque se ela chegar a final é muito facil que ela ganhe; ja tem um tempao que venho notando que a globo esta fazendo uma campanha escancarada pra Priscila ganhar.Derrepente a Priscila de falsa e vulgar virou santa nas edicoes do BBB na globo. -Por que sera? -Enquanto as torcidas da Ana, Max e Francine brigam pra ver qual deles vai ganhar, a cada dia a Priscila vai subindo nas pesquisas por campanha da globo! O que a meu ver sera a vergonha nacional... -E, se as torcidas nao acordarem logo Max, Fran e Ana vao ficar sem nada...
-Gostaria muito de ver a Fran campea desse BBB, mais pelo andar da carruagem ela sera a proxima a rodar...
-Uma pena...

{S.1} Serena disse...

Perfeito como sempre, twin! Parece que via a Fran em cada palavra.
Estou como a mommy, me emocionando com tudo, e tb me emocionei com o texto.. vcs me viciaram,e agora? Como vou fazer se eles?? ;( Dá pra recomeçar????? ;D

Serena disse...

É campanha pra me deixar sem jeito, é, pessoas?

Danoninho: Muito obrigada pela sua imensa preocupação pelo meu bem estar. Fico comovida, até.

Mooooooooom! Nha, babação de mãe não vale, tá? u.u Todo mundo sabe que vc é coruja =P Hahuahauhauhaua! Luv ya =)

Milena: Meniiiina, obrigada, mas não exageeeera. Só um monte de idéias emboladas que eu acumulei nos últimos meses =P

Angela: Yep, é bem isso mesmo. A torcida é grande, mas, na hora de dividir, a maioria vai pro lado do Max. Não que eu não fosse ficar feliz se o Max vencesse também. Mas acho que o próprio fato de a torcida se dividir já é uma desvantagem para os dois =/ E GG rocks o/

Leighton Marissa: PRINCIPALMENTE nada concisa, né? Hahauhauhauhaua! Mas vc tá aqui faz tempo, sabe da minha incapacidade de resumir, né, sweetie? Anyway... Valeu \o/

Dedéia, ouvi falar que a prova do líder vai ser em etapas de hoje até sábado, uma de sorte, uma de resistência e uma de conhecimentos. E não acho que a Priscila ganha em resistência, não. O Max foi mais longe que ela em todas as provas de resistência até agora. Mas sim, eu tô sentindo uma certa manipulação favorecendo a Priscila nas últimas semanas mesmo.

Twin, você é que nem a mom, fica falando essas coisas só pra me deixar com vergonha u.u Eu também tô entrando em crise com o fim. Ontem a Fran falou que não queria ir embora, queria ficar lá pra sempre, e eu tipos "Fica! Os dois aí pra sempre, a gente assiste pra sempre e todo mundo fica feliz \o/". Hahuahauhaua! Enfim... Bom ver a senhorita de volta aqui =)

Kisses kisses

Anahi disse...

Serena

Que texto lindo! É bem assim que exergo a Fran, exatamente desse jeitinho tão apaixonante. Não foram poucas as vezes que me pegava furiosa com ela, com uma coisa ou outra, mas no minuto seguinte já entendia esse menina meio sem rumo, que me deixava com uma imensa vontade de dar colo e consolar. E os momentos de riso, gargalhadas, sendo com o Benhê ou com as tiradas impagáveis dela? NUNCA MAIS EXISTIRÁ outra assim. Este BBB é indiscutivelmente dela e do lado B. Não quero nem pensar que isso vai acabar, mas me consola muito que ela já é a CAMPEÃ. Se depender de mim e do povo aqui de casa nossa Fofurinha sai com a conta bem gorda. O Show foi dela, então, nada mais justo do que ser premiada. Vai Fran, ESTAMOS CONTIGO!
Parabéns Serena!

breenda**** falta um meses **** disse...

parabéns pelo texto ficou maravilhoso :)