terça-feira, 3 de março de 2009

And it don't have to make no sense to you at all

Eu fico com medo.
Porque eu acho, sim, que a Fran tá certa em ficar brava com a Maíra.
Mas tem os dois problemas de sempre. A Fran é impulsiva demais e a Fran nunca consegue formular argumentos direito no meio das discussões. A gente sabe deles, mas chega na hora e ela não fala. A Maíra já sacou isso e tá usando contra ela.
E aí eu tenho medo da edição. Porque, se lançar só a briga lá, crua, vai parecer que a Fran é uma desequilibrada que não fala nada com nada e que a Maíra é centrada e coerente. Já tem gente pensando assim.
Mas tá, vou tentar contar.

Desde ontem, depois da briga na cozinha, a Maíra vem pintando a Fran de burra, e dizendo que ela não entende nada do que falam, e que não tinha argumentos, etc etc etc. As Bond Girls já do lado dela. Ela conseguiu a Priscila no papo. E aí estava decidida a ir contar a versão dela para o Max. Falaram pra ela não ir, que ela só ia criar mais confusão, mas ela insistiu. E aí hoje lançou que queria falar com ele, passou um tempo, ele chamou ela no quarto do líder e teve a conversa.

Eu sei como é esse jogo do Max. Eu cheguei a achar genial, uma época. E de verdade? Todo mundo sabe que eu faço QUALQUER COISA pra evitar um confronto. Eu engulo, eu fujo, eu relevo, eu vou embora pra sempre pra não ter que bater boca. E eu sei como é lá dentro, e que criar inimigos atrapalha, que você vira opção de voto e tal.
Mas hoje ele tinha a seguinte situação: Ele já não ia com a cara da Maíra, tava desconfiado da história dela com o Flávio, falou montes sobre isso ontem. Ele já tinha um posicionamento sobre a questão e tal. E aí essa pessoa de propósitos duvidosos entra em conflito com a maior aliada dele no jogo. Porque não importa o quanto ele e a Fran briguem, no fim, ela é a maior aliada dele lá dentro. O Flávio já não conta mais. É a Fran que tá disposta a defender ele até o fim, a passar por cima dela mesma por ele.
Ele tinha nas mãos a chance de virar herói da edição. O cara tranqüilo e racional, jogador assumido, se posicionando em defesa da menina que tenta fazer justiça sozinha, mas não sabe formular argumentos numa briga. Sentimento passando por cima da razão. A casa inteira podia arrumar as malas e desistir, porque não ia ter pra ninguém.
Mas o que ele faz? A gente já previa. Eu e o Dan até falamos como ia ser a conversa ontem. E grande parte foi igual, porque o Max é muito repetitivo. Sempre as mesmas frases, os mesmos causos e o mesmo "Sim... Respeito" enquanto as pessoas vão se defender na frente dele.
E foi bem assim mesmo. A Maíra saiu contando a mesma coisa que contou ontem. Não vou entrar em detalhes pra não me irritar. E o Max permaneceu neutro, como sempre, e até deu umas reclamadinhas da Fran (nada do que a gente não tenha ouvido, mas enfim...), jogando mais munição nas mãos do inimigo.
Eu não odeio o Max, don't get me wrong. Mas eu estou profundamente decepcionada com ele. Uma coisa é não querer briga gratuita ou não se posicionar numa coisa nada a ver. Outra coisa é ficar concordando quando uma pessoa vem até ele tentar queimar uma pessoa que está incondicionalmente do lado dele. Ele não é um espelho? Se uma pessoa está ali pra ele por tudo, por que ele não faz o mesmo?

Do lado de fora, a Fran surtava. Andava pelo jardim, dizia que ia invadir o quarto e quebrar a cara da Maíra. A casa inteira parou pra tentar impedir (menos o Flávio ridículo, que mais uma vez ficou jogando lenha na fogueira sem ninguém perceber).
Quando a Maíra mexeu com o Flávio, a Fran já ficou alterada. É CLARO que a Maíra sabia que a Fran ia chutar o balde se ela se aproximasse do benhê.
A Fran repetiu um milhão de vezes que alertou a Maíra, que não era pra mexer com os amigos dela. E a Maíra foi exatamente no ponto que dói mais na Fran: o Max.
Mas NINGUÉM lá dentro (além da Mi) enxerga isso. Acreditam mesmo que a Maíra só queria esclarecer as coisas, mostrar a versão dela pra não ser mal interpretada, coitadinha, blablá.

Depois da briga, eu até comentei que a postura do Max foi certinha. Ele não saiu correndo pra falar com a Fran, e todo mundo sabia que ele não ia mesmo. Mas quando ela chegou perto, ele beijou ela e pronto. Não falou nada, mas esclareceu a dúvida que mais tava afligindo a Fran naquele momento. O medo dela era que a Maíra tivesse feito o Max se virar contra ela, e aquele gesto esclareceu tudo. Eu ainda gosto de você. Pronto.
O problema foi depois.
Eu sei que a Fran é estourada, imatura e difícil, mas eu acho que metade das discussões dela com o Max poderia ter sido evitada se ele simplesmente respondesse o que ela pergunta em vez de ficar cheio de evasivas. "É isso que tu pensa?", "O que que você acha?", "Nem vou falar nada, você já botou isso na cabeça".
Quando ele começou com as evasivas, eu sabia que ela ia atirar tudo pro alto. Que ela tava tentando se controlar, tentando ser racional e ouvir o que todo mundo disse sobre não brigar, mas já era.
E ela saiu do quarto do líder, marchou jardim abaixo, todo mundo viu o que ela tava indo fazer e ninguém impediu. Foi gritar com a Maíra no banho. Que Maíra não tinha nada que ir falar com o benhê e tentar virar ele contra ela. Que ela DISSE que não era pra fazer isso. Que a Maíra estava indo de um por um, com todo mundo ao redor dela.
E a Maíra revirando os olhos e prendendo o riso, e falando "Vai se tratar, sua louca".
E eu sinceramente não sei o que as pessoas vão concluir disso.

Milena foi ídola durante a coisa toda, como sempre. Disse TODAS as coisas certas. Nunca vou entender o que ocorre que tanta gente odeia a Milena. Porque ela enxerga essa coisa toda com TANTA clareza, sabe EXATAMENTE o que falar sempre e tem sido tão essencial em todos os momentos cruciais da casa nas últimas semanas. Eu queria ser amiga da Milena, sério mesmo.
Milena disse que a Maíra tá fazendo isso de propósito, sim. Que está mexendo na ferida porque quer que a Fran se desequilibre e surte. Que a Maíra quer briga mesmo, pra desestabilizar a Fran, e que o que a Maíra mais queria era que a Fran fosse xingar ela mesmo.
"Ela foi lá falar mal de mim", disse a Fran. "Não", disse a Milena, "Se eu conheço bem esse tipo de gente, e eu conheço, ela foi lá falar BEM de você, falar que gosta muito de você, não tem nada contra, mas VOCÊ ficou contra ela...". Mi é totalmente gênia, cara.

Aí agora pouco, no quarto do líder, Max, Flávio e Priscila criticando MASTER a Fran e tirando mil conclusões a respeito dela, quando tudo o que ela quis fazer até agora foi defender eles do que ela achava ruim e manter aquele Lado B inicial, que era divertido e lindo e mágico, mas agora só existe na cabeça dela.
É o BBB dos sabonetes. Todo mundo escorregando por todos os lados.
O Max falou para a Maíra que não concordou com a vitória do Rafinha no BBB passado porque ele não se posicionava. BOA TARDE, MAXIMILIANO, CADÊ A SUA POSIÇÃO AQUI?
O Flávio é ainda pior. Tá no meio da casa, fica posando de amigo de todo mundo enquanto prepara o terreno há semanas pra começar a votar em quem mais gosta dele. E NINGUÉM vota nele.
A Priscila tá começando agora, aprendendo com a postura deles, e eu acho que ela só se ferra com isso. A Pri divertida e autêntica que eu adorava no começo do jogo não existe mais.

Max e Fran conversaram no quarto depois. Ela certa O TEMPO TODO. Max, Flávio e Priscila duvidando sem nem escutar. Max dizendo que não quer que ela fique cobrando que ele a defenda e fique do lado dela, quando ela NUNCA, EM NENHUM MOMENTO hoje, disse nada disso. Ela sabe como ele é e que ele não se envolve nessas coisas. A briga era dela o tempo todo. Por causa dele, é verdade, mas ela não esperava defesa nenhuma.
E me irrita profundamente que ninguém mais escute o que ela tem a dizer. Porque não escutam. A verdade tava toda ali, mas todo mundo adotou a versão da Maíra dos fatos, abraçou e saiu andando. Só porque ela não sabe se expressar com a mesma propriedade que outros lá dentro.

(By the way, TOTALMENTE DESNECESSÁRIO o Max voltar para o quarto, depois de apontar o dedo na cara dela cheio de conclusões precipitadas e não ouvir NADA do que ela disse para falar "Quer saber? Essa noite você dorme aqui")

Em resumo, a Maíra conseguiu o que ela queria. Desestabilizou a Fran e abalou as relações mais importantes pra ela lá dentro.
Néviton (alguém ouviu a Josy na hora do almoço hoje, contando que o nome do Ton se escreve Newton, mas se pronuncia NÉVITON?) não era o vilão do BBB9, coitado. A Maíra é.
Ela é manipuladora e dissimulada. Tá naqueles olhões enormes dela. Ela vira uma situação do avesso, ela articula bem as idéias e todo mundo compra.

Anyway... Tô com a Fran e não abro.
Nem que ela fique sozinha na casa, que todo mundo se volte contra ela, que a edição frite a garota, whatever.
Eu sei que ela tem seus defeitos. Montes deles. Eu sei que ela é difícil e eu não sei se eu ia saber lidar com ela. Mas ela é incrível e eu não consigo não apoiar totalmente.

3 comentários:

Dan Humphrey disse...

As vezes, ha males q vem pro bem. Se a Fran conseguiu causar tudo isso em uma só tarde, ela mostrou q tem potencial pra chegar ate o fim do pograma. Eu acho isso, pelo menos...
Ela ta triste, mas a tristeza dela nao eh com a Maira nem nada. Ela ta triste pq viu q o Flavio ta c. e andando pra amizade dela e q o Max venderia a mae pra ganhar o jogo. Nao sei se ele ta errado, de repente o BBB eh isso mesmo.
Ser desprendido, ser sozinho, jogar com as armas q se tem...
Eu nao concordo, pq nao saberia subir no muro e ali permanecer, vendo meus amigos serem atacados. MESMO q eu achasse q meus amigos estavam errados, eu ficaria do lado deles...IMAGINE se fosse minha namorada... ai nao tem nem o q pensar... Eh defender, vestir a camisa, ficar do lado dela o quanto for...
O Max ta se achando o ultimo BIXCOITO do pacote... vai morrer na praia!! Nadando na maior calma, enquanto Fran corria o risco de ser expulsa por agressao... IMpedindo o Ralf de ir atras dela e ajudar a separar a briga... Q homem eh esse?? UM CUZAO! Com C maiusculo por sinal! Me envergonhei dessa atitude, dele falar mal da Fran pra Maira, pro Flavio e Priscila e PIOR DE TUDO: me envergonhei da atitude segunda serie de voltar no quarto pra expulsa-la do quarto do lider... Max, cresce e aprende a ser homem!

nathaniel disse...

Cara eu realmente odeio a maira
acho ela td isso q vc flo S!!
Mas a Fran tem um problema MTO grande com essa coisa de lado B
Uma coisa eh ela querer defender os amigos outra eh ela querer tomar partido
de TUDO o q acontece com os amigos dela
Ela nao pode responder por eles ... pq as pessoas nao pensam da msm forma
do msm jeito q ela acha absurdo q eles tenham uma relaçao amigavel com
as outras pessoas eles podem nao achar
O problema dela eh q ela quer cuidar de td mundo e nem td mundo quer esse cuidado
A Fran eh e sempre vai ser uma menina maravilhosa mas ela tem umas manias q
algumas pessoas nao gostam e nao conseguem conviver
Eu nao iria gostar q um amigo tomasse partido por uma coisa minha
sem antes conversar cmg
Mas ela nunca vai deixar de ser a menina fofa q ela sempre foi
pq na minha opiniao tb eles sempre souberam quem e como ela era
entao eles começarem a sacanear ela eh babaquisse
mas ela tb devia começar a escutar as pessoas
Eu acho q ngm escuta ela pq ela nao faz questao de escutar os outros

Dan Humphrey disse...

Q SAUDADE DA S1 E DOS OTEMOS COMMENTS DELA... VOLTAAAAAAAAAAAA S1 PELAMOR, NOSSA COMENTARISTA PREFERIDA!! BJAAAO